segunda-feira, 31 de março de 2008

Educação, Conscientização e Mundo virtual.


Estudantes da EJA/PBH utilizando o meu blog afetivosexualpbh.blogspot.com nas aulas de Educação Afetivo-Sexual na EM Mestre Paranhos.

Caros colegas do Blog,
acredito, divulgo e defendo a importância do uso de ferramentas virtuais no aprimoramento da qualidade da educação brasileira contemporânea.A globalização aportou definitivamente no planeta Terra e junto com ela vieram novos desafios e novos paradigmas para a humanidade. Cabe a nós educadores/ras estabelecer "links" entre o mundo virtual e o mundo real, promovendo uma ampliação de consciência do corpo discente sobre si mesmo, sobre o outro e sobre o mundo que o cerca.
É preciso resistir ao comodismo pedagógico, ousar e experimentar outras formas de promover o ensino e a aprendizagem.

Cláudio Alves

sexta-feira, 28 de março de 2008

Primeiras impressões sobre a disciplina " Ambientes virtuais de aprendizagem"

Como em um diário secreto vou registrar minha caminhada durante o curso desta desafiadora disciplina.Uma das minhas inquetações profissionais está no fato de criar processos de mobilização que viabilizem a participação da comunidade escolar e promovam a inclusão social .O uso das novas tecnologias no ambiente escolar é hoje um dos paradigmas emergentes em educação.Busquei o estudo desta disciplina como um espaço de interlocução a algumas dúvidas que tenho respeito de como são construídas as relações de trabalho na EaD e também no aprendizado novas ferramentas pedagógicas.

Com a realização do trabalho explicado pelo professor Simão na primeira aula ,percebi que terei a oportunidade de compreender na prática as especificidades desta modalidade de ensino e vivenciar as construções das relações aluno - professor e professor - aluno.

Uma nova ferramenta de trabalho também me foi apresentada o " blog".

Estas foram as minhas primeiras impressões . Sinto que quando terminar o curso desta disciplina não serei a mesma.

Letícia

quinta-feira, 27 de março de 2008

Utilizando o BLOG como ferramenta pedagógica

Professor Simão e colegas da disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como primeira contribuição, indico a leitura de um texto publicado sob o título "Sete motivos para um professor criar um blog", de Betina von Staa. É um texto bastante interessante para iniciarmos uma discussão sobre o uso de uma das ferramentas de aprendizagem em ambiente virtual, o Blog.
Convoco então aos colegas a expressarem as suas opiniões sobre o tema.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Iniciando um blog

Em 2008 estamos oferecendo, pela primeira vez, a disciplina "Ambientes Virtuais de Aprendizagem" no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Trazemos nessa disciplina a experiência que foi construída numa oferta anterior de tópicos especiais no mesmo tema.
Os tópicos são, no nosso Programa, espaços para abordagem de temas importantes, em especial questões emergentes, como uma carga horária menor que a das disciplinas.
Sua oferta é dinâmica e sem fluxo regular de oferta. Um tópico pode ser oferecido uma única vez; as disciplinas, não.
As disciplinas têm um fluxo de oferta regular e necessariamente passam pela aprovação do Conselho de Ensino e Pesquisa da universidade.
A agora disciplina "Ambientes Virtuais de Aprendizagem" será ofertada a cada dois anos.
Constitui um novo espaço para a construção de novas aprendizagens.
E uma janela da disciplina para o mundo estará aqui, neste blog, que é compartilhado com os meus alunos e alunas.

Simão Pedro P. Marinho
Em março de 2008