Professor Simão e colegas da disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como primeira contribuição, indico a leitura de um texto publicado sob o título "Sete motivos para um professor criar um blog", de Betina von Staa. É um texto bastante interessante para iniciarmos uma discussão sobre o uso de uma das ferramentas de aprendizagem em ambiente virtual, o Blog.
Convoco então aos colegas a expressarem as suas opiniões sobre o tema.
quinta-feira, 27 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Bem, convoquei os colegas para comentários sobre o tema, mas não posso deixar de expressar o meu comentário.
Primeiramente, não posso deixar de falar sobre a disciplina que participei no semestre anterior, intitulada Educação e Tecnologias da Informação. Confesso que essa disciplina mudou o meu foco de visão sobre as tecnologias digitais e o ambiente educacional. Dentre elas, o BLOG, era uma ferramenta que eu erroneamente enxergava como um mero "objeto de florzinhas" -diário de adolescente-. Não "dava bola" pra ele. Prefiro, talvez, assumir o “mea-culpa” tecnicista dos meus últimos 24 anos como profissional da área de TI. Entretanto, como outras ferramentas do mundo digital que conheci naquela disciplina, principalmente as do ambiente web, o BLOG me cativou como professor.
Voltando ao assunto em questão, o texto sobre o uso do Blog como ferramenta pedagógica, cujo título primordialmente e inteligentemente é “Sete motivos para um professor criar um blog” declaro a vocês que me chamou bastante a atenção “os motivos 2 e 6” na relação citada pela autora.
Motivo 2 - aproxima professor e alunos: sim, isso parece ser verdade. Mesmo ainda estando na fase inicial da prática do uso do Blog como recurso pedagógico, sinto a possibilidade de criar certo “contentamento” e interesse dos alunos na discussão de assuntos relativos ao conteúdo da disciplina, no formato “extra-classe”, diferenciada daquele nos corredores.
Motivo 6 – permite troca de experiências com colegas: além, é claro, como ressalta a autora, de permitir um inter-relacionamento entre professores da mesma escola e quiçá de outras na discussão do assunto proposto, prefiro destacar a troca de experiências entre os próprios alunos da turma e também, por que não, dessses com outros alunos da mesma escola e outros pelo mundo web afora.
Bem, esse é o meu comentário sobre esse tema.
Jorge Dantas
Pela primeira vez estou escrevendo em um blog ,está sendo uma experiência desafiadora ter um diário virtual. Para minha surpresa com o leitura do texto" Sete motivos para um professor criar um blog" descubro que posso usar o blog como uma nova ferramenta de trabalho ,melhorando minha pratica pedagógica.
O motivo que me fez refletir sobre este assunto foi de número 2 " aproxima professor e aluno". A relação não fica apenas limitada a formalidade da sala de aula de paredes, ela se torna mais forte, interativa,colaborativa e reflexiva.
Estou iniciando hoje o uso desta ferramenta pedagógica, minhas percepções serão construídas junto com voçês ao longo de nossa caminhada.
Este é meu comentário sobre o texto.
Letícia
Caros colegas,
Parabenizo a autora Betina von Staa pelo seu artigo. Eu já tinha o costume de utilizar blogs para ler opiniões e comentários a respeito de temas específicos, mas não tinha o hábito de propor temas e comentar. Só fui perceber isto hoje, me dando por conta que estou comentando... rsrsrsr.
Quanto ao texto "Sete motivos para um professor criar um blog", gostei do motivo 3: "Permite refletir sobre suas colocações".
Os processos educativos, pela demanda do tempo e das pessoas, não permitem aos professores atenderem as necessidades particulares dos estudantes. Com os comentários em blogs, o docente tem a possibilidade de avaliar como suas colocações estão sendo compreendidas pela turma. A necessidade de se adaptar ao perfil da sala pode ser percebida a partir de comentários de alunos em blogs que muitas vezes não os fazem em sala de aula.
Assim, termino com uma fala do Paulo Freire que eu gosto muito: “uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiadamente certos de nossas certezas”.
Abraços a todos.
Geraldo Junio
Prezados professor e colegas, boa tarde!
Assim como a colega Letícia, também é a primeira vez que participo de um blog. Lendo o texto indicado por Jorge, vejo como mais uma ferramenta tecnológica e interativa está sendo colocada a diposição de professores e alunos como um recurso didático pedagógico.É preciso estarmos atentos para que possamos fazer o uso devido, buscando mais um forte aliado para a prática educativa!
O blog aproxima professores e alunos numa atividade crítico-reflexiva, cheia de "feed back".
Raquel Matos
Caro Jorge,
gostei muito do texto sobre os motivos para se criar um blog. Eu mesmo já tenho um blog desde o ano passado sobre a temática "Educação Afetivo-Sexual", uma vez que trabalho na PBH desde 1988 com esse objeto de estudo nas escolas municipais. É uma experiência e tanto como professor e educador.
Me chamou a atenção o motivo 7 - da visibilidade - pois é muito recorrente nas escolas a falta de registro dos projetos e atividades( muitas vezes ricos,criativos e dignos de todo destaque na rede municipal, estadual ou até mesmo nacional ). Além de se configurar como forma de registro, existe também o fator "auto-estima" dos/as estudantes que se sentem valorizados quando possuem textos, fotos e trabalhos publicados nos blogs.
Agora queria te perguntar: o que você quis dizer com "objeto de florzinhas"? Posso perceber uma questão de gênero e homofobia aqui?
Cláudio Alves
Cláudio... não, não!!! a referência a "(...) um mero "objeto de florzinhas" -diário de adolescente (...)- se dá apenas pelo fato que, como o blog passou a ser reconhecido, no seu início, como um 'diário', me passou pela mente aquele 'singelo instrumento de meninas adolescentes', sem intensões pejorativas... quando o blog apareceu eu era tão somente mais um tecnicista da área de TI e obrigatoriamente minha visão sobre essas coisas era outra... agora, como professor, e após a disciplina que faço, mudei de opinião. Ok?
Postar um comentário