

Caros colegas do blog,
a revista "Nova Escola" do mês de abril deste ano apresenta em seu corpo editorial duas matérias interessantes sobre o uso da informática em escolas públicas, seus desafios e seus acertos, e a expectiva da comunidade escolar sobre o futuro dos filhos estudantes (www.novaescola.org.br)
A primeira matéria se intitula:
"Soluções aprovadas - mesmo sem computadores na escola, professores incluem a informática no planejamento, favorecendo o ensino e a aprendizagem"
(páginas 71 a 73)
A segunda matéria se intitula:
"Um futuro melhor - E também professores e diretores eficientes, computadores para garantir um bom trabalho para os filhos e menos violência. É isso que as famílias de alunos de escolas públicas esperam"
(páginas 74 a 77)
Boa leitura!!!
Cláudio Alves
2 comentários:
Cláudio,
Pela minha experiência em Lan-house, principalmente nas cidades do interior, percebo que realmente acontece na prática, o que foi divulgado pela revista, em relação às conclusões da pesquisa.
A primeira conclusão referente ao “Sim à inclusão digital” é que realmente os alunos freqüentam muito mais as lan-houses que as bibliotecas, haja vista como as primeiras, na prática, ficam lotadas de alunos fazendo trabalhos e pesquisas.
É interessante notar grupos de alunos fazendo uso simultâneo do mesmo computador. Primeiro porque é mais barato, segundo que, por fazer parte do grupo, um deles faz a intervenção para a busca de sites de pesquisas, sugerindo sites ou mesmo ensinando o colega a trabalhar com a internet. E, das vezes que presenciei, todos estão engajados na elaboração do trabalho!!! Trabalhando sério!!!
Jacy
O que eu tenho observado no colégio em que eu trabalho da rede particular de Belo Horizonte, os estudantes só vão ao laboratório de informática pesquisar, porque há uma determinação desta prática por parte do professor, ao contrário nem passam perto, porque tudo o que gostam (Orkut, Msn, Youtube) estão bloqueados. Em contrapartida, passam suas tardes em casa no computador fazendo uso dos aplicativos que lhe atraem.
Assim, vejo que a prática com a informática não é apenas levar os estudantes aos computadores, mas fazer com que o processo de ensino no meio cibernético seja atraente quanto os sites e aplicativos que eles utilizam.
Geraldo Junio
Postar um comentário