sábado, 31 de maio de 2008

Notícias do Senactec

Olá colegas,


Nos dias 29 e 30 de maio, participamos do 1º Seminário Mineiro de Educação Profissional e Tecnológico, Senactec, promovido pelo Senac – Minas Gerais.

Como nosso colega Jorge já comentou, o evento permitiu o aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos a partir do contato com especialistas da educação e tecnologia educacional. Outro ponto alto, foi a excelente organização do evento, bem como, a feliz escolha dos especialistas que ministraram as palestras e as oficinas.


Os slides das temáticas tratadas, pelos especialistas no seminário, estarão disponíveis no http://www.senacnet.com.br/, a partir do dia 02/06.

Abraços,

Maria Jacy

Quinta-29-05 -Painel 2: Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem: descobrindo possibilidades na aprendizagem virtual

Este painel foi proferido pela profª Carmem Maia (do Institute of Education da Universidade de Londres) e pelo prof. Euler Darlan (da Vórtice/BH).

Particularmente achei a parte que cabia ao prof. Euler um pouco "comercial demais" para os meus interesses de saberes. Entretanto, a parte que coube a profª Carmem foi muito boa.

Dentre as falas iniciais da profª, pude anotar que "a EAD já vem de muito e muito tempo, inclusive no Brasil. Ensino por correspondência, pela televisão, pelo rádio. A Internet veio para concentrar um pouco mais essa forma de ensino". Então, a partir dos últimos anos da década de 1990, iniciou-se com a Internet a ambientação do que denominamos de 'Ambiente Virtual de Aprendizagem'.

Vantagens que surgiram com o AVA:
maior apoio as aulas presenciais; gerenciamento de alunos; facil acesso e manuseio amigável; interatividade e multimídia; desenhado sob o ponto de vista pedagógico.

Entretanto a profª adverte que: Na verdade, o modelo se repete. A teimosia de repetirmos o tradicional no AVA. O professor coloca o texto em pdf para o aluno e pronto. Sala de aula, professor, textos, aluno... o aluno participa porque ele é obrigado.

A profª falou brevemente sobre 3 dos principais ambientes para AVA: Teleduc; Moodle e Blackboard. Ambientes, que ela fez questão de ressaltar, sócio-construtivistas. Os dois primeiros são de plataformas livres.

Em um ambientes AVA, torna-se mais que necessário, para aprender:
estar disposto; determinado ao auto-conhecimento; integrado; interagindo; ter prazer; ser curioso; estar atento.

Aos colegas que assistiram a este painel, convido para acrescentarem outras coisas importante ou corrigirem o que acima descrevo.

Então, ratificando o que disse na postagem principal, abaixo, sobre o SENACTEC, convido aos demais colegas que participaram do evento, para contribuirem com suas impressões e principalmente na descrição do que foi "anotado" e "assimilado" em cada um dos paineis, oficinas e palestas magnas que lá tivemos.

[]s
Jorge



Seminário Mineiro de Educação Profissional e Tecnológica

Caros colegas,

participei nos dias 29 e 30 de maio último do SENACTEC, promovido pelo SENAC-MG. Confesso que, enquanto profissional de TI, já havia participado de diversos eventos de igual e até maior "envergadura" que este (seminários, congressos e outros), mas nunca havia sentido tamanha sensação de "construção de saberes". Uma grande pena a não possibilidade de comparecimento de todos.

Gostaria de convidar aos demais colegas que participaram do evento, para contribuirem com suas impressões e principalmente na descrição do que foi "anotado" e "assimilado" em cada um dos paineis, oficinas e palestas magnas que lá tivemos. Para isso, dou a idéia de que para cada um desses ítens (painel, oficina e palestra) construa-se um "post" aqui no Blog.

[]s a todos.
Jorge

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Série de reportagens da Rede Globo


Caros colegas virtuais,

esta semana ( 26/05 a 30/05 ) a Rede Globo de Televisão está exibindo no "Jornal Nacional" ( 20h15 ) uma série de reportagens sobre a informática e a melhoria da qualidade de vida. O episódio de hoje a noite ( 28/05 ) será específico sobre a informática e aprendizagem - vantagens e desvantagens.


Vale a pena uma conferida!
Cláudio.

terça-feira, 27 de maio de 2008

O avanço da internet pelo Brasil

Esta semana o Jornal Nacional da Rede Globo publica uma série de reportagens sobre o avanço da internet pelo Brasil e mostra como a rede mundial de computadores tem contribuído para a melhorar a vida de muitos brasileiros . Vale a pena conferir
Letícia Arruda

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Revista Eletrônia de EaD

A Secretaria de Educação a Distância – SEED mantém a SEEDNET que é uma revista eletrônica que trata da educação a distância com notícias e alguns artigos interessantes.

Confiram:
http://seednet.mec.gov.br/

Até,Geraldo Junio

Heutagogia

Caros Colegas,

É consenso na EAD o pressuposto de que o aluno precisa ter maior autonomia. Para a elaboração do projeto didático- pedagógico do curso de EaD, faz-se necessário entender e assimilar os conceitos de Pedagogia, Andragogia e, sobretudo, o conceito de Heutagogia.

Para a Heutagogia, o aluno é responsável pela administração da aprendizagem, não havendo a figura do professor. Este modelo pode ser adotado na EaD, especialmente na Eol.

Para saber sobre esse conceito acesse http://aprendiz.uol.com.br/content/breshetere.mmp.

Abraços,

Maria Jacy

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Vale a pena e não vale a pena!!!!


Colegas virtuais,

indico o vídeo " Você está pronto para a EaD?" presente no site http://www.eadvirtual.com.br/moodle/, já sugerido pela Raquel. Bem feito do ponto de vista estético e artístico, além de passar uma imagem cosmopolita e globalizante, assim como deve ser a EaD ideal.

Entretanto, fujam do vídeo "EaD -A oração do professor!", feito por Lígia Futterleib. Piegas ao extremo e apelativo emocionalmente, sem nenhum bom gosto.

Mas tem gosto para tudo, vejam e tenham opiniões próprias!!!!

Abraços, Cláudio.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Site sobre a EaD

Olá pessoal,

Todos estamos pesquisando bastante sobre a Ead

Encontrei um site, que achei muito interessante sobre a EaD, onde tratam de vários assuntos relacionados a este tema.

É um site que disponibiliza cursos on-line, inclusive um curso de formação para tutores, mas também apresenta textos e vídeos sobre alguns aspectos que nos ajudam a entender um pouco melhor este processo (inclusive tem um vídeo que já vimos!!!)

Como estamos preperando cursos on-line, acho que pode nos ajudar de alguma forma!!!

Naveguem no espaço virtual e vejam o que acham!!!!






Até mais,

Raquel

segunda-feira, 5 de maio de 2008

A EAD E AS ESTRATÉGIAS EMERGENTES DE AVALIAÇÃO

Pesquisando assuntos sobre os recursos instrucionais em EAD, achei interessante este texto pois fala um pouco de como criar recursos ,estrátegias didáticas eficazes proporcionando uma aprendigagem dinâmica no ensino a distância. E mostra também um pouco da importância da avaliação na investigação dos efeitos e das estratégias utilizadas.Já que estamos no momento de elaboração do nosso projeto vale a pena dar uma lida.

http://www.abed.org.br/congresso2000/texto08.doc


LETICIA ARRUDA

domingo, 4 de maio de 2008

Objetos de Aprendizagem

Inspirado na última postagem do Geraldo, que nos remete a um artigo sobre LMS, eu resolvi então publicar aqui para vocês algumas notas sobre Objeto de Aprendizagem (que não poderia deixar de ser o tema da minha dissertação).

Existe um bom artigo, publicado no endereço abaixo, onde César Nunes conta detalhes históricos do surgimento da idéia sobre Objeto de Aprendizagem (AO); a necessidade surgida de "guardar" (armazenar) os OAs criados através de regras de catalogação; os LMS; o padrão SCORM, etc. É um artigo que vale a pena ser lido, apesar de ser um pouco extenso.

http://www.moodle.ufba.br/file.php/67/nunescapituloLOCesar.doc


Outra dica é o link que contém, em formato digital, um livro editado pela Secretaria de Educação a Distância do MEC, que nos trás diversos temas, inclusive um sobre “padrões e interoperabilidades”.


http://www.rived.mec.gov.br/artigos/livro.pdf

Para matar de vez a curiosidade sobre como funciona, o que é de fato um Objeto de Aprendizagem, indico então o portal do RIVED, onde existem OAs dos mais diversos níveis de ensino, de diversas disciplinas, para serem praticados.

http://www.rived.mec.gov.br/

[]s
Jorge Dantas

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Explicação sobre LMS

Colegas

Como iniciaremos a construção de nossos cursos on-line e ainda não temos acesso as LMS, achei um artigo interessante que apresenta uma visão geral deste perfil de plataforma.

Abraços,

Geraldo Junio

http://imasters.uol.com.br/artigo/7692/elearning/a_escolha_do_lms_para_projetos_de_ead/


Aproveito para lembar que o "Comida di Buteco 2008" está muito bom!

.