Este painel foi proferido pela profª Carmem Maia (do Institute of Education da Universidade de Londres) e pelo prof. Euler Darlan (da Vórtice/BH).
Particularmente achei a parte que cabia ao prof. Euler um pouco "comercial demais" para os meus interesses de saberes. Entretanto, a parte que coube a profª Carmem foi muito boa.
Dentre as falas iniciais da profª, pude anotar que "a EAD já vem de muito e muito tempo, inclusive no Brasil. Ensino por correspondência, pela televisão, pelo rádio. A Internet veio para concentrar um pouco mais essa forma de ensino". Então, a partir dos últimos anos da década de 1990, iniciou-se com a Internet a ambientação do que denominamos de 'Ambiente Virtual de Aprendizagem'.
Vantagens que surgiram com o AVA:
maior apoio as aulas presenciais; gerenciamento de alunos; facil acesso e manuseio amigável; interatividade e multimídia; desenhado sob o ponto de vista pedagógico.
Entretanto a profª adverte que: Na verdade, o modelo se repete. A teimosia de repetirmos o tradicional no AVA. O professor coloca o texto em pdf para o aluno e pronto. Sala de aula, professor, textos, aluno... o aluno participa porque ele é obrigado.
A profª falou brevemente sobre 3 dos principais ambientes para AVA: Teleduc; Moodle e Blackboard. Ambientes, que ela fez questão de ressaltar, sócio-construtivistas. Os dois primeiros são de plataformas livres.
Em um ambientes AVA, torna-se mais que necessário, para aprender:
estar disposto; determinado ao auto-conhecimento; integrado; interagindo; ter prazer; ser curioso; estar atento.
Aos colegas que assistiram a este painel, convido para acrescentarem outras coisas importante ou corrigirem o que acima descrevo.
Então, ratificando o que disse na postagem principal, abaixo, sobre o SENACTEC, convido aos demais colegas que participaram do evento, para contribuirem com suas impressões e principalmente na descrição do que foi "anotado" e "assimilado" em cada um dos paineis, oficinas e palestas magnas que lá tivemos.[]s
Jorge
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