
Estudantes da EJA/PBH utilizando o meu blog afetivosexualpbh.blogspot.com nas aulas de Educação Afetivo-Sexual na EM Mestre Paranhos.
Caros colegas do Blog,
acredito, divulgo e defendo a importância do uso de ferramentas virtuais no aprimoramento da qualidade da educação brasileira contemporânea.A globalização aportou definitivamente no planeta Terra e junto com ela vieram novos desafios e novos paradigmas para a humanidade. Cabe a nós educadores/ras estabelecer "links" entre o mundo virtual e o mundo real, promovendo uma ampliação de consciência do corpo discente sobre si mesmo, sobre o outro e sobre o mundo que o cerca.
É preciso resistir ao comodismo pedagógico, ousar e experimentar outras formas de promover o ensino e a aprendizagem.
Cláudio Alves
5 comentários:
Infelizmente não tenho prática no universo EJA, mas penso ser um ambiente de imensas dificuldades "digitais",além daquelas inerentes ao aprendizado tardio (estou certo?). Em razão disso, creio que o aprendizado para esses "jovens e adultos" apoiado na tecnologia computacional, em especial o ambiente web, e particularmente a Web 2.0, se torna um grande trunfo na busca do "tempo perdido". Por outro lado, acompanho alguns alunos meus em seus trabalhos em "centros de Inclusão Digital" e fico por vezes curioso como os alunos lidam com as mais diversas dificuldades das pessoas que a esses centros procuram.
Vivemos hoje, no país, um momento especial de um pequeno favorecimento financeiro (em especial as pessoas de baixa renda), e isso, conforme recente divulgação do IBGE, tem possibilitado as essas pessoas realizarem compra de bens diferenciados daqueles de primeiras necessidades, sendo um deles, inclusive, o computador. Então, por que não "aproveitarmos" esse momento e incentivarmos um pouco mais os nossos alunos no uso dessas ferramentas, principalmente como ferramenta de auxílio a aprendizagem.
Cláudio,
Parabéns por estar a frente, utilizando esta ferramenta tecnológica com um importante recurso didático-pedagógico para a realização de atividades escolares. Tornando o conhecimento prazeroso e interativo, crítico-reflexivo, cooperativo e atual.
Ainda não tive a oportunidade de utilizar este lado das tecnologias digitais no trabalho docente, venho agora tomando intimidade com este novo espaço de construção de conhecimento e pelo que já pude perceber, estamos diante de uma nova realidade, que bem trabalhada será de grande valia para a Educação.
Raquel
Trabalhei durante 2 anos com alunos da EJA,uma experiência maravilhosa com os trabalhadores da limpeza urbana do munícipio de Contagem.Quando chegaram à escola muitos desses trabalhadores não tinham o interesse em buscar informação ,de consultar aos meios de comunicação como: TV, jornal,revista. Alguns tinham o costume de ouvir rádio( escutar música ou futebol) e a minoria tinha computador e podia ter acesso ao mundo virtual . Lembro-me como foi difícil, mas ao mesmo tempo gratificante promover a mudança de hábitos nesses alunos- trabalhadores. Usamos para isso os recursos físicos que tinhamos: a biblioteca e o único computador da sala dos professores .As escolas públicas brasileiras ainda não estão informatizadas, ligadas a internet, os professores não são formados para usar as ferramentas que o mundo virtual oferece.Me pergunto se a inclusão digital um dia vai se tornar realidade em um país com tantas desigualdades? Espero que um dia os "ambientes virtuais de aprendizagem" se tornem realidade na educação pública do nosso país.
Claúdio parabéns por seu trabalho é assim que podemos contribuir na formação do cidadão e na qualidade da educação.
Letícia
Percebo que as experiências com o uso do blog como meio de compartilhar informações, têm sido utilizadas no meio educacional. Como professora, já estou adotando essa experiência para melhorar a interação com meus alunos, principalmente, porque esses estão em Paracatu. Ao buscar pesquisas sobre o uso do blog no processo ensino/aprendizagem, encontrei o artigo BLOG: UM NOVO CANAL NA COMUNICAÇÃO ALUNO-PROFESSOR. Achei interessante! O texto relata as possibilidades do uso do blog como material didático, e como ferramenta de compartilhamento de informações. Como é sua experiência com a utilização do blog? Os alunos criam um blog ou participam do seu blog?
Olá Maria Jacy,
respondendo sua pergunta, eu trabalhei com estudantes da EJA em um projeto de Educação Afetivo-sexual na PBH. Usamos o meu blog mesmo, requisitei alguns conceitos sobre a temática ( sexo, afetividade, sexualidade, gênero ... )para ampliação de vocabulário e em seguida que cada dupla escolhesse uma escola municipal ( presente no blog ) para descrever como é desenvolvido o projeto de sexualidade. Ao final, eles apresentaram um relatório e comentaram os projetos em um seminário em sala de aula.
Já na escola particular em que leciono, os próprios estudantes criaram blogs em pequenos grupos, sobre a campanha da fraternidade deste ano que tem como tema a valorização da vida . Como todos bem sabem, são realidades diferentes ( escola pública e privada), assim como a disponibilidades de recursos tecnológicos.
É preciso muita adaptação por parte dos educadores, não acha?
Cláudio Alves.
Postar um comentário