quinta-feira, 27 de março de 2008

Utilizando o BLOG como ferramenta pedagógica

Professor Simão e colegas da disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como primeira contribuição, indico a leitura de um texto publicado sob o título "Sete motivos para um professor criar um blog", de Betina von Staa. É um texto bastante interessante para iniciarmos uma discussão sobre o uso de uma das ferramentas de aprendizagem em ambiente virtual, o Blog.
Convoco então aos colegas a expressarem as suas opiniões sobre o tema.

7 comentários:

Jorge Dantas disse...

Bem, convoquei os colegas para comentários sobre o tema, mas não posso deixar de expressar o meu comentário.
Primeiramente, não posso deixar de falar sobre a disciplina que participei no semestre anterior, intitulada Educação e Tecnologias da Informação. Confesso que essa disciplina mudou o meu foco de visão sobre as tecnologias digitais e o ambiente educacional. Dentre elas, o BLOG, era uma ferramenta que eu erroneamente enxergava como um mero "objeto de florzinhas" -diário de adolescente-. Não "dava bola" pra ele. Prefiro, talvez, assumir o “mea-culpa” tecnicista dos meus últimos 24 anos como profissional da área de TI. Entretanto, como outras ferramentas do mundo digital que conheci naquela disciplina, principalmente as do ambiente web, o BLOG me cativou como professor.
Voltando ao assunto em questão, o texto sobre o uso do Blog como ferramenta pedagógica, cujo título primordialmente e inteligentemente é “Sete motivos para um professor criar um blog” declaro a vocês que me chamou bastante a atenção “os motivos 2 e 6” na relação citada pela autora.
Motivo 2 - aproxima professor e alunos: sim, isso parece ser verdade. Mesmo ainda estando na fase inicial da prática do uso do Blog como recurso pedagógico, sinto a possibilidade de criar certo “contentamento” e interesse dos alunos na discussão de assuntos relativos ao conteúdo da disciplina, no formato “extra-classe”, diferenciada daquele nos corredores.
Motivo 6 – permite troca de experiências com colegas: além, é claro, como ressalta a autora, de permitir um inter-relacionamento entre professores da mesma escola e quiçá de outras na discussão do assunto proposto, prefiro destacar a troca de experiências entre os próprios alunos da turma e também, por que não, dessses com outros alunos da mesma escola e outros pelo mundo web afora.
Bem, esse é o meu comentário sobre esse tema.
Jorge Dantas

leticia disse...

Pela primeira vez estou escrevendo em um blog ,está sendo uma experiência desafiadora ter um diário virtual. Para minha surpresa com o leitura do texto" Sete motivos para um professor criar um blog" descubro que posso usar o blog como uma nova ferramenta de trabalho ,melhorando minha pratica pedagógica.
O motivo que me fez refletir sobre este assunto foi de número 2 " aproxima professor e aluno". A relação não fica apenas limitada a formalidade da sala de aula de paredes, ela se torna mais forte, interativa,colaborativa e reflexiva.
Estou iniciando hoje o uso desta ferramenta pedagógica, minhas percepções serão construídas junto com voçês ao longo de nossa caminhada.
Este é meu comentário sobre o texto.
Letícia

Geraldo Junio - Pedagogo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geraldo Junio - Pedagogo disse...

Caros colegas,

Parabenizo a autora Betina von Staa pelo seu artigo. Eu já tinha o costume de utilizar blogs para ler opiniões e comentários a respeito de temas específicos, mas não tinha o hábito de propor temas e comentar. Só fui perceber isto hoje, me dando por conta que estou comentando... rsrsrsr.

Quanto ao texto "Sete motivos para um professor criar um blog", gostei do motivo 3: "Permite refletir sobre suas colocações".

Os processos educativos, pela demanda do tempo e das pessoas, não permitem aos professores atenderem as necessidades particulares dos estudantes. Com os comentários em blogs, o docente tem a possibilidade de avaliar como suas colocações estão sendo compreendidas pela turma. A necessidade de se adaptar ao perfil da sala pode ser percebida a partir de comentários de alunos em blogs que muitas vezes não os fazem em sala de aula.

Assim, termino com uma fala do Paulo Freire que eu gosto muito: “uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiadamente certos de nossas certezas”.

Abraços a todos.

Geraldo Junio

Raquel Matos disse...

Prezados professor e colegas, boa tarde!
Assim como a colega Letícia, também é a primeira vez que participo de um blog. Lendo o texto indicado por Jorge, vejo como mais uma ferramenta tecnológica e interativa está sendo colocada a diposição de professores e alunos como um recurso didático pedagógico.É preciso estarmos atentos para que possamos fazer o uso devido, buscando mais um forte aliado para a prática educativa!
O blog aproxima professores e alunos numa atividade crítico-reflexiva, cheia de "feed back".
Raquel Matos

Cláudio Eduardo Resende Alves disse...

Caro Jorge,
gostei muito do texto sobre os motivos para se criar um blog. Eu mesmo já tenho um blog desde o ano passado sobre a temática "Educação Afetivo-Sexual", uma vez que trabalho na PBH desde 1988 com esse objeto de estudo nas escolas municipais. É uma experiência e tanto como professor e educador.
Me chamou a atenção o motivo 7 - da visibilidade - pois é muito recorrente nas escolas a falta de registro dos projetos e atividades( muitas vezes ricos,criativos e dignos de todo destaque na rede municipal, estadual ou até mesmo nacional ). Além de se configurar como forma de registro, existe também o fator "auto-estima" dos/as estudantes que se sentem valorizados quando possuem textos, fotos e trabalhos publicados nos blogs.
Agora queria te perguntar: o que você quis dizer com "objeto de florzinhas"? Posso perceber uma questão de gênero e homofobia aqui?
Cláudio Alves

Jorge Dantas disse...

Cláudio... não, não!!! a referência a "(...) um mero "objeto de florzinhas" -diário de adolescente (...)- se dá apenas pelo fato que, como o blog passou a ser reconhecido, no seu início, como um 'diário', me passou pela mente aquele 'singelo instrumento de meninas adolescentes', sem intensões pejorativas... quando o blog apareceu eu era tão somente mais um tecnicista da área de TI e obrigatoriamente minha visão sobre essas coisas era outra... agora, como professor, e após a disciplina que faço, mudei de opinião. Ok?