sábado, 5 de abril de 2008

Desafios da EJA - 2ª parte


Caros colegas do Blog,
Tendo como ponto de partida os comentários feitos a respeito do uso da informatica nas escolas de EJA ( minha postagem anterior ),decidi desenvolver a temática um pouco mais.

Segundo Nilma Limo Gomes, a EJA pode ser compreendida como sendo “... um conjunto de práticas, vivências e propostas que lidam diretamente com a construção social, histórica e cultural das categorias de idade.” (GOMES, 2005). Os jovens e adultos vivenciam múltiplas e diferentes experiências sociais e humanas no espaço escolar e fora dele. A diferença geracional é determinante no cotidiano, na organização e na práxis escolar da EJA, pois ela se configura como um espaço de diversidade, sendo portanto, fundamental o trabalho educativo com a construção da identidade, do respeito ao outro, da auto-imagem e do equilíbrio do corpo discente frente aos desafios da existência, em especial os desafios impostos por uma sociedade que segrega as camadas menos privilegiadas.
Na Rede Municipal de Ensino de BH, as escolas, na sua maioria, possuem laboratórios modestos de informática com acesso a internet - LINUX. Entretanto, poucos professores/as utilizam tal espaço, ou por falta de domínio da nova ferramenta pedagógica ou por resistência ao sair de sala e "quebrar com a tradicional lógica educativa".
Os estudantes jovens possuem mais vivência no uso de computadores e da internet. Já os mais velhos possuem enormes dificuldades, que passam pela coordenação motora do movimento do mouse e da digitação até leitura de textos na tela do computador.
Uma solução encontrada na escola que lecionava na época foi o trabalho em equipe: estudantes jovens em duplas com estudantes mais velhos; e o trabalho entre as disciplinas , no qual um/a professor/a de português sempre estava presente nas aulas para suporte na escrita e leitura.
Desafios fazem parte e são desejados na educação, cabe a nós, educadores e educadoras, uma tomada de postura diante dos sujeitos da educação de jovens e adultos que reconheça e valorize tanto as semelhanças, quanto as diferenças como fatores imprescindíveis a qualquer projeto educativo e social que se pretenda democrático.
Cláudio Alves.

GOMES, Nilma Lino. Sujeitos coletivos e Políticas Públicas. In: SOARES Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia G. Castro & GOMES, Nilma Lino (org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Um comentário:

Geraldo Junio - Pedagogo disse...

Cláudio Alves

Eu trabalhei por três anos na Rede Estadual de Minas Gerais. As escolas em eu passei também não era costume em se utilizar os computadores. Em uma delas a diretora tinha medo de roubo e a sala ficava trancada até instalarem alarmes. Fiquei lá um ano e quando sai ainda a sala estava trancada. E em outras duas escolas, também havia resistência ou não sabiam utilizar os computadores por parte dos professores. Éramos poucos que utilizávamos. A maior parte do tempo o laboratório ficava fechado.

Abraço a todos,

Geraldo Junio