terça-feira, 22 de abril de 2008

A inclusão digital ainda está longe de uma distribuição social

“O dia 31 de março foi dedicado à Inclusão Digital. Porém, por mais que a tecnologia se desenvolva, ainda está longe a distribuição social de seus benefícios”.

Lendo um artigo do Flávio Carvalho, colunista do Jornal Estado de Minas, este faz uma análise de que a inclusão digital via Internet ainda não existe em conexões de quantidade e qualidade e a preços acessíveis de forma significativa para que os brasileiros a usufruam satisfatoriamente. Assim, vejo uma ótima reflexão para todos nós que estamos estudando a EoL e demandamos destas conexões.

Confiram o artigo: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_11/2008/04/10/em_noticia_interna,id_sessao=11&id_noticia=58433/em_noticia_interna.shtml

Geraldo junio

2 comentários:

Jorge Dantas disse...

Geraldo,

sim, este é um outro 'gargalo social' para a 'inclusão digital'. Muito bom você ter postado sobre esse artigo no JEM.

Li o artigo e muito do que o Flávio comenta, sobre projetos do governo, já há algum tempo vem sendo falado na mídia. Mas, pelo que parece, sempre 'esbarrando' nas dificuldades de empresas dos setores em função, quase sempre, de 'inviabilidade econômica'.

Dentro desse mesmo raciocínio, penso que 'já está demorando' a ação, nesse sentido, pelo menos de universidades públicas e particulares na implantação de redes wireless em seus respectivos campus, com acesso a Internet para qualquer um que ali se encontre, alunos e demais pessoas da comunidade não estudandil, através de quiosques específicos para esse fim).

[]s
Jorge

leticia disse...

Geraldo,
A inclusão digilal so seré realidade em um país continental como o Brasil, ou mesmo no estado de Minas Gerais se houver uma parceria do poder público com o privado.Muitas vezes o que impede crescimento é o lado financeiro OS os gastos com a grandiosidade deste projeto.Precisamos de politicas publicas centradas nesta questão. Concordo com o Jorge quando ele diz que as universidades deveriam democratizar o acesso a internet nos camposé um começo
leticia