segunda-feira, 14 de abril de 2008
O processo de ensino e aprendizagem na EaD
A EaD, como vimos na última aula, deve estar alicerçada em um novo modelo de educação baseado na construção coletiva de conhecimento, na busca de informações, na interatividade e na convivência virtual e, sobretudo, em um novo conceito de ensinar e aprender. Para contribuir com os nossos estudos e, principalmente, para nos ajudar a planejar o curso on-line que iremos ministrar, sugiro a leitura do texto As variáveis que interferem no processo de ensino e aprendizagem em cursos on-line. O referido texto expõe as variáveis que interferem no processo de ensino aprendizagem refletindo sobre os aspectos que contribuem para o sucesso de um curso on-line, além de ser uma boa oportunidade de conhecer o site da ABED ( Associação Brasileira de Educação a Distância) http://www2.abed.org.br/
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2 comentários:
Muito interessante e informativo o texto proposto para a leitura. Podemos perceber o quão é importante a preocupação na formação do professor, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências. Mostra o papel do professor e do tutor em todo o processo, além de nos mostrar a importância do feedback no processo ensino-aprendizagem.
Exite a necessidade real de mudança de paradigmas nos cursos de formação de professores, para que estes possam incorporar as ciberculturas em suas atividades docentes.
A leitura do texto com certeza trouxe grandes contribuições para a prática docente.
Raquel Matos
Penso o seguinte:
Em todas as profissões, inclusive a de professor, o computador 'inevitavelmente' ocupou o seu lugar, de fato, 'sem pedir licença' e nem sequer se importou, ao chegar, em dizer 'bom dia' ou 'boa noite' 'meu bem'.
Assim como para qualquer empresa, de qualquer ramo de negócio, que deseja manter e melhorar a sua posição entre os concorrentes, precisa a cada dia se atualizar nos requisitos informáticos, os profissionais que nela atuam e os profissionais que diretamente não tem ligação alguma com empresas de mercado, também precisam a cada dia se atualizar nos requisitos informáticos.
Qualquer profissional. E de forma e características especiais, o professor. Ao 'professor' não cabe saber informática para ensinar informática (na maioria dos casos). Ao 'professor' é necessário dominar a informática como ferramenta de ensino e aprendizagem, e somente isso.
As variantes, as teias, a virtualidade, são labirintos propositais estimuladores das habilidades e competências na cibercultura.
E isso necessita de tempo... O tempo necessário para o amadurecimento dessa prática. Uns, naturalmente, mais rápidos, outros, naturalmente, nem tão rápidos.
Como será que sucedeu quando os primeiros professores precisaram aprender a utilizar o mimeografo e outras tecnologias hoje ultrapassadas?
Creio que se faz, em certos casos, uma mistificação desproporcional (proposital talvez) do aprendizado informático pelo professor. Entretanto, concordo, é preciso se dar toda a atenção e mais um pouco, a esse professor que se vê diante dessa necessidade.
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
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