domingo, 27 de abril de 2008

Projetos Pedagógicos utilizando a internet

Prezados colegas,

Como abordado pela revista Nova Escola no seu ultimo editorial, experiências que incluem a informática no planejamento escolar, apresento outras experiências com projetos pedagógicos que utilizam a internet em sala de aula, gerando trabalhos criativos e interessantes nas escolas.
Por meio de portais e ferramentas da internet, professores desenvolvem uma forma diversificada de ensinar que aproxima os alunos da linguagem digital, fazendo-os perceber o potencial da internet como rede de aprendizagem.
Os alunos trabalham com diferentes tipos de conhecimentos, convergindo as ações desenvolvidas para a elaboração de livros virtuais, weblogs, exposição virtual interativa, fórum de discussão, entre outros.
Conheça os trabalhos desenvolvidos por professores das escolas da rede pública e particular brasileiras, divulgados pela site EducaRede.

Abraços,

Maria Jacy

3 comentários:

Cláudio Eduardo Resende Alves disse...

Olá Maria Jacy,

muito legal o portal Educarede,eu já tinha ouvido falar dele na PBH. Ele é bem estruturado e com critérios padronizados que orientam o passeio pelos inúmeros projetos pedagógicos,critérios como por exemplo, público alvo, metodologia ( antes, durante e depois ), sites de pesquisa, objetivos, duração, recursos usados e muito mais.
Adorei o projeto chamado " De olho no lixo" de uma professora do interior de São Paulo.
Abraços, Cláudio.

Raquel Matos disse...

Também gostei muito do portal e de suas ferramentas. Muitos projetos interessantes podemos encontrar por lá como a "Informática na sala de aula" , "A internet e inclusão digital na escola contemporânea", inclusive a um que tem a mesma essencia de nosso objetivo aqui no blog: "Educação e significação: O blog como instrumento pedagógico", do professor Paulo César de Souza, que mostra um bom trabalho utilizando o blog como instrumento interativo e didático.
Boa indicação!!!
Abraços,
Raquel

Geraldo Pedagogo disse...

Gostei do projeto "Bicho de Três Cabeças".

Primeiramente pela organização do projeto e o objetivo que vislumbrou a leitura e produção de texto, competência essa que senti que deixava a desejar em vários estudantes enquanto aplicava o Prova Brasil 2007.

Mas o que mais me chamou a atenção foi o título, ele é não é direto, é questionador, chama atenção e desperta nas pessoas o interesse em querer saber o que é. As coisas que são muito explicadas e obvias acabam perdendo o encanto. O processo de descobrir sempre nos fascina.

Geraldo Junio