quinta-feira, 22 de maio de 2008

Heutagogia

Caros Colegas,

É consenso na EAD o pressuposto de que o aluno precisa ter maior autonomia. Para a elaboração do projeto didático- pedagógico do curso de EaD, faz-se necessário entender e assimilar os conceitos de Pedagogia, Andragogia e, sobretudo, o conceito de Heutagogia.

Para a Heutagogia, o aluno é responsável pela administração da aprendizagem, não havendo a figura do professor. Este modelo pode ser adotado na EaD, especialmente na Eol.

Para saber sobre esse conceito acesse http://aprendiz.uol.com.br/content/breshetere.mmp.

Abraços,

Maria Jacy

3 comentários:

Raquel Matos disse...

Jacy,
não conhecia este termo "Heutagogia", mas de certo ele confirma um dos pontos que estamos ponderando em nossas postagens, comentário, fóruns e discussões: o indivíduo deve ser o responsável pela construção de seu próprio conhecimento.
Mas acho que o professor ainda também é muito importante nesta caminhada do ensino-aprendizagem.
Gostei muito do texto!!!
Abraços,
Raquel

leticia disse...

Jacy,
Gostei muito o texto. o termo "Heutagogia" eu não conhecia e o mais interessante e que confirma nossas discurssões . O professor tendo o papel intermediário e o aluno o papel de construtor do seu conhecimento. A cho que se aplica na EaD e no ensino presencial.
Letícia Arruda

Newsvaldo disse...

Heutagogia.
Vamos lá. É louvável que em pleno século XXI a educação comece a ganhar uma nova cara ou seja, a entrar no eixo. A autonomia do aluno nada tem a ver com o abandono da responsabilidade do agente chamado professor. È notório que as informações que o aprendiz recebe hoje transita por vários canais de comunicações, sendo a mais poderosa a Internet.Pois bem, o que muda é somente o foco, ou seja, o aluno passa a ser o protagonista e por quê? É simples, a relação entre professor e aluno atualmente já esta desgastada, tendo em vista que o professor tem sido um transmissor de conhecimento, como exietem outros agentes que também educa(TV,Rádio<jornais,Internet...)é natural que se adote em sala de aula uma postura de diálogo ou seja de comunicação entre quem auxilia na construção do conhecimento(Professor) e quem recebe orientações na medida em que se desenvolve sua capacidade de construção cognitiva(Aluno)e nesse cenário os dois aprende, pois são seres humanos que estaão todo o tempo aprendendo e todos saem ganhando.Para não me alongar paro pro aqui, abraços a todos.
Nivaldo Candido da Silva
Curitiba -Pr - Especialista em EAD.(nivaldocs@gmail.com)