Inspirado na última postagem do Geraldo, que nos remete a um artigo sobre LMS, eu resolvi então publicar aqui para vocês algumas notas sobre Objeto de Aprendizagem (que não poderia deixar de ser o tema da minha dissertação).
Existe um bom artigo, publicado no endereço abaixo, onde César Nunes conta detalhes históricos do surgimento da idéia sobre Objeto de Aprendizagem (AO); a necessidade surgida de "guardar" (armazenar) os OAs criados através de regras de catalogação; os LMS; o padrão SCORM, etc. É um artigo que vale a pena ser lido, apesar de ser um pouco extenso.
http://www.moodle.ufba.br/file.php/67/nunescapituloLOCesar.doc
Outra dica é o link que contém, em formato digital, um livro editado pela Secretaria de Educação a Distância do MEC, que nos trás diversos temas, inclusive um sobre “padrões e interoperabilidades”.
http://www.rived.mec.gov.br/artigos/livro.pdf
Para matar de vez a curiosidade sobre como funciona, o que é de fato um Objeto de Aprendizagem, indico então o portal do RIVED, onde existem OAs dos mais diversos níveis de ensino, de diversas disciplinas, para serem praticados.
http://www.rived.mec.gov.br/
[]s
Jorge Dantas
domingo, 4 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Jorge
Adorei suas dicas, em especial o portal RIVED.
Eu não sabia da existência dele.
Já encaminhei o link para vários amigos professores.
Valeu.
Geraldo Junio.
Achei muito interessante o RIVED. Ao acessar o site conclui que os objetos de aprendizagem podem ser um excelente auxilio para o professor e para os alunos, principalmente, através das simulações e animações das atividades multimídias. Bom demais....Sua pesquisa deve estar muito interessante!!
Postar um comentário